Avançar para o conteúdo principal

Na BE de Alcanede … a namorar!

 Está patente, até ao dia 23 de fevereiro, na Biblioteca Escolar de Alcanede, uma exposição, “apaixonada e apaixonante”, de Lenços dos Namorados e Corações que ilustram Poemas, ou talvez Poemas inspirados em Corações (Projeto “Am’Arte”)… criados pelos alunos do 8º e 9º anos, em Projetos de  Domínios de Autonomia Curricular, que envolveram as disciplinas de Português e Educação Visual.

Estão, igualmente, expostos trabalhos realizados pelas turmas do 7º ano na disciplina de Português.

 Recuperando uma tradição portuguesa de Vila Verde, no Minho, os alunos do 8º ano recriaram os Lenços dos Namorados em desenhos com cores e motivos variados, contemplando sempre uma “frase/verso”, alusiva ao amor, mas caracterizada pelos “erros ortográficos”, explicados pela transcrição, para a escrita, da pronúncia minhota, aqui adaptada à pronúncia ribatejana.

 O Projeto “Am´Arte”, levado a cabo nas turmas do 9º ano, resulta da junção das artes plásticas, através de visões pessoais da obra de grandes nomes da pintura mundial do séc. XX, com a arte da escrita/poesia, num elogio e celebração à “Criatividade”, ao “Amor” e aos “Afetos”.

… Na BE de Alcanede, para celebrar este fevereiro do apaixonado “dia 14”.















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exploração do livro "O Aquário" de João Pedro Mésseder

Atividade da Biblioteca Escolar (BE) do Centro Escolar - Exploração do livro "O Aquário" de João Pedro Mésseder - no âmbito do projecto "Escola a Ler"da BE e integrado na primeira fase do Concurso Nacional de Leitura. Foi lida e explorada esta obra em contexto de sala pela professora Cláudia Gomes da BE em articulação com professora Umbelina Fernandes, titular da turma do 3°e 4° E. Depois foi realizado um guião de leitura escrito. A leitura da obra foi dramatizada com fantoches (peixes e um aquário) e foram selecionados os alunos para a fase municipal.

Letras Capitulares Medievais: uma jornada gráfica pela escrita

 Em ano de Feira Medieval em Alcanede, as turmas de 9ºano, da Escola Básica de Alcanede, na disciplina de Educação Visual, foram “desafiadas” a criar “novas” Letras Capitulares. Letras Capitulares, também conhecidas como iniciais decoradas, apresentam-se como elementos cativantes e de relevo no campo da escrita medieval e tinham como temas favoritos para os grafismos os elementos naturalistas, mas também podiam representar cenas bíblicas, episódios da vida dos Santos ou cenas mitológicas e eram executadas, essencialmente, por monges. Eram letras que apareciam no início de uma obra, de um capítulo ou de um parágrafo, eram de maior dimensão que o restante corpo do texto, destacando a identificação de seções e até as temáticas da escrita. Eram ricamente ornamentadas e adornavam os manuscritos com imagens e detalhes intrincados e cores vibrantes, conferindo, também, uma aura de majestade e espiritualidade aos documentos. São tão bem desenhadas e cheias de detalhes que são verdadeiras o...

Exposição de aves do PNSAC

 Em articulação com o Plano Nacional da Artes (PNA) e o Projeto Cultural de Escola (PCE), de tema “Mátria Nossa - Património”, os alunos de 9º ano, da escola Básica de Alcanede, na disciplina de Educação Visual, foram desafiados a representar as Aves características do Parque Natural da Serra de Aire a Candeeiros (PNSAC). Os trabalhos resultantes encontram-se em exibição na Biblioteca Escolar, numa exposição inspiradora e vibrante, que capta e representa a riqueza natural e variedade de espécies do PNSAC, num convite a viajar pelo reino alado deste santuário da biodiversidade. A exposição não é apenas uma celebração da arte e das capacidades expressivas dos alunos, mas também a conscientização sobre a importância da preservação das espécies do PNSAC. Os trabalhos/aguarelas, não são apenas representações pictóricas são, também, testemunhos da fragilidade e da magnificência da natureza que nos rodeia, em que cada espécie desempenha um papel fundamental na manutenção do equilíbrio eco...