Em ano de Feira Medieval em Alcanede, as turmas de 9ºano, da Escola Básica de Alcanede, na disciplina de Educação Visual, foram “desafiadas” a criar “novas” Letras Capitulares. Letras Capitulares, também conhecidas como iniciais decoradas, apresentam-se como elementos cativantes e de relevo no campo da escrita medieval e tinham como temas favoritos para os grafismos os elementos naturalistas, mas também podiam representar cenas bíblicas, episódios da vida dos Santos ou cenas mitológicas e eram executadas, essencialmente, por monges.
Eram letras que apareciam no início de uma obra, de um capítulo ou de um parágrafo, eram de maior dimensão que o restante corpo do texto, destacando a identificação de seções e até as temáticas da escrita. Eram ricamente ornamentadas e adornavam os manuscritos com imagens e detalhes intrincados e cores vibrantes, conferindo, também, uma aura de majestade e espiritualidade aos documentos. São tão bem desenhadas e cheias de detalhes que são verdadeiras obras de arte e, muitas vezes, elas próprias, contam histórias dentro da história dos manuscritos.
A recriação e realização destas novas Letras Capitulares e a sua exposição resgata, essa tradição e permitiu aos alunos mergulharem na história, explorando diferentes formas gráfico-expressivas e revelando toda a sua criatividade, numa celebração do passado, através das visões individuais do presente.
Visita a biblioteca para veres esta exposição espetacular!
Prof. António Mendes, Equipa da BE Alcanede
Comentários
Enviar um comentário