Avançar para o conteúdo principal

Exposição de aves do PNSAC

 Em articulação com o Plano Nacional da Artes (PNA) e o Projeto Cultural de Escola (PCE), de tema “Mátria Nossa - Património”, os alunos de 9º ano, da escola Básica de Alcanede, na disciplina de Educação Visual, foram desafiados a representar as Aves características do Parque Natural da Serra de Aire a Candeeiros (PNSAC). Os trabalhos resultantes encontram-se em exibição na Biblioteca Escolar, numa exposição inspiradora e vibrante, que capta e representa a riqueza natural e variedade de espécies do PNSAC, num convite a viajar pelo reino alado deste santuário da biodiversidade.

A exposição não é apenas uma celebração da arte e das capacidades expressivas dos alunos, mas também a conscientização sobre a importância da preservação das espécies do PNSAC. Os trabalhos/aguarelas, não são apenas representações pictóricas são, também, testemunhos da fragilidade e da magnificência da natureza que nos rodeia, em que cada espécie desempenha um papel fundamental na manutenção do equilíbrio ecológico do parque.

Pretende-se, assim, mostrar a beleza e importância de cada espécie e a riqueza do PNSAC e alertar para as ameaças crescentes, resultantes da intervenção humana, desde a perda de habitat até à poluição e às mudanças climáticas. Através destes trabalhos, os alunos não só celebraram a beleza destas aves, mas também destacam a urgente necessidade de proteger e preservar o seu habitat. Cada trabalho é um apelo visual à ação, lembrando-nos da nossa responsabilidade coletiva enquanto guardiões atentos desta terra que partilhamos com todas as outras formas de vida. Ao preservar as aves do PNSAC, não só garantimos um futuro sustentável para as gerações vindouras, mas também honramos a diversidade ambiental onde nos inserimos e de que necessitamos. Destes trabalhos levam-se não só lembranças visuais, mas também um renovado compromisso para proteger e preservar o tesouro natural do PNSAC. Que os mesmos sirvam como faróis de esperança, guiando-nos na direção a um “mundo” onde a harmonia entre humanos e natureza floresce e vive em equilíbrio.

Prof. António Mendes, Equipa PNA e BE.



















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exploração do livro "O Aquário" de João Pedro Mésseder

Atividade da Biblioteca Escolar (BE) do Centro Escolar - Exploração do livro "O Aquário" de João Pedro Mésseder - no âmbito do projecto "Escola a Ler"da BE e integrado na primeira fase do Concurso Nacional de Leitura. Foi lida e explorada esta obra em contexto de sala pela professora Cláudia Gomes da BE em articulação com professora Umbelina Fernandes, titular da turma do 3°e 4° E. Depois foi realizado um guião de leitura escrito. A leitura da obra foi dramatizada com fantoches (peixes e um aquário) e foram selecionados os alunos para a fase municipal.

Letras Capitulares Medievais: uma jornada gráfica pela escrita

 Em ano de Feira Medieval em Alcanede, as turmas de 9ºano, da Escola Básica de Alcanede, na disciplina de Educação Visual, foram “desafiadas” a criar “novas” Letras Capitulares. Letras Capitulares, também conhecidas como iniciais decoradas, apresentam-se como elementos cativantes e de relevo no campo da escrita medieval e tinham como temas favoritos para os grafismos os elementos naturalistas, mas também podiam representar cenas bíblicas, episódios da vida dos Santos ou cenas mitológicas e eram executadas, essencialmente, por monges. Eram letras que apareciam no início de uma obra, de um capítulo ou de um parágrafo, eram de maior dimensão que o restante corpo do texto, destacando a identificação de seções e até as temáticas da escrita. Eram ricamente ornamentadas e adornavam os manuscritos com imagens e detalhes intrincados e cores vibrantes, conferindo, também, uma aura de majestade e espiritualidade aos documentos. São tão bem desenhadas e cheias de detalhes que são verdadeiras o...

Dia Mundial da Alimentação

 A 17 de outubro foi assinalado o Dia Mundial da Alimentação, na Escola Básica de Alcanede, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a promoção de hábitos de alimentação saudável, segundo o padrão alimentar da Dieta Mediterrânica.  Com a colaboração e contributo dos alunos do 6.º e 9.º anos foi construída a Pirâmide da Alimentação Mediterrânica, apresentada no átrio escolar, e umas ementas saudáveis expostas na Biblioteca Escolar.   No intervalo da manhã, foi distribuída fruta, oferecida pelo Intermarché de Alcanede.   No decorrer da semana ainda terá lugar uma palestra de sensibilização para a importância da leitura dos rótulos alimentares e para os distúrbios alimentares, com docentes da Escola Superior de Saúde de Santarém, dinamizada pelo PES.