Avançar para o conteúdo principal

Projeto “O Pinto vai à Escola”

 Recebemos na escola Básica de Alcanede, mais propriamente na Biblioteca Escolar, o projeto “O Pinto vai à Escola”, coordenado pela subcoordenadora de Ciências Naturais e pela equipa da Biblioteca Escolar. Este projeto visa dar a conhecer o desenvolvimento embrionário do pinto, neste caso a incubação de ovos de galinhas autóctones, 4 raças que se encontram em risco de extinção e sensibilizar a comunidade para a preservação da diversidade do nosso património ambiental.

O grande momento chegou com o nascimento dos pintos, ocorrido entre os dias 29 e 31 de maio. Já todos abandonaram a chocadeira, onde estiveram 24h, e encontram-se instalados num caixote de papelão, com todas as condições que permitirão o desenvolvimento saudável nos dias seguintes. Diariamente, muitos são os elementos da Comunidade Escolar que se deslocam à Biblioteca para “visitarem” os pintainhos e observarem o seu crescimento, constituindo-se num momento de grande ternura e espanto.

Todas as etapas da atividade foram acompanhadas através da transmissão em Streaming, disponibilizada na página do Agrupamento.

Ao longo da implementação do projeto os alunos/crianças do Centro Escolar visitaram a biblioteca em dois momentos distintos.

O primeiro momento consistiu numa atividade de sensibilização de preservação das raças e observação do desenvolvimento do embrião através do ovoscópio. A segunda visita culminou na observação do desenvolvimento dos pintainhos nas primeiras horas/dias de vida e na dinamização da história "Os ovos misteriosos" de Luísa Ducla Soares e leitura dinâmica da lengalenga "A minha galinha", pela educadora Anabela Alves Vitório. Os alunos do primeiro ciclo ouviram o poema “O Pinto vai à escola” da educadora Helena Aires, criado para o efeito.

Este projeto, que mereceu o melhor acolhimento do nosso Agrupamento, foi realizado pelas investigadoras Inês Carolino, Elisa Morais e Carolina Marques, do Pólo de Santarém, da INIAV que o acompanham e disponibilizam todo o equipamento necessário.


A subcoordenadora de Ciências Naturais e a equipa da Biblioteca Escolar























Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exploração do livro "O Aquário" de João Pedro Mésseder

Atividade da Biblioteca Escolar (BE) do Centro Escolar - Exploração do livro "O Aquário" de João Pedro Mésseder - no âmbito do projecto "Escola a Ler"da BE e integrado na primeira fase do Concurso Nacional de Leitura. Foi lida e explorada esta obra em contexto de sala pela professora Cláudia Gomes da BE em articulação com professora Umbelina Fernandes, titular da turma do 3°e 4° E. Depois foi realizado um guião de leitura escrito. A leitura da obra foi dramatizada com fantoches (peixes e um aquário) e foram selecionados os alunos para a fase municipal.

Letras Capitulares Medievais: uma jornada gráfica pela escrita

 Em ano de Feira Medieval em Alcanede, as turmas de 9ºano, da Escola Básica de Alcanede, na disciplina de Educação Visual, foram “desafiadas” a criar “novas” Letras Capitulares. Letras Capitulares, também conhecidas como iniciais decoradas, apresentam-se como elementos cativantes e de relevo no campo da escrita medieval e tinham como temas favoritos para os grafismos os elementos naturalistas, mas também podiam representar cenas bíblicas, episódios da vida dos Santos ou cenas mitológicas e eram executadas, essencialmente, por monges. Eram letras que apareciam no início de uma obra, de um capítulo ou de um parágrafo, eram de maior dimensão que o restante corpo do texto, destacando a identificação de seções e até as temáticas da escrita. Eram ricamente ornamentadas e adornavam os manuscritos com imagens e detalhes intrincados e cores vibrantes, conferindo, também, uma aura de majestade e espiritualidade aos documentos. São tão bem desenhadas e cheias de detalhes que são verdadeiras o...

Exposição de aves do PNSAC

 Em articulação com o Plano Nacional da Artes (PNA) e o Projeto Cultural de Escola (PCE), de tema “Mátria Nossa - Património”, os alunos de 9º ano, da escola Básica de Alcanede, na disciplina de Educação Visual, foram desafiados a representar as Aves características do Parque Natural da Serra de Aire a Candeeiros (PNSAC). Os trabalhos resultantes encontram-se em exibição na Biblioteca Escolar, numa exposição inspiradora e vibrante, que capta e representa a riqueza natural e variedade de espécies do PNSAC, num convite a viajar pelo reino alado deste santuário da biodiversidade. A exposição não é apenas uma celebração da arte e das capacidades expressivas dos alunos, mas também a conscientização sobre a importância da preservação das espécies do PNSAC. Os trabalhos/aguarelas, não são apenas representações pictóricas são, também, testemunhos da fragilidade e da magnificência da natureza que nos rodeia, em que cada espécie desempenha um papel fundamental na manutenção do equilíbrio eco...