Avançar para o conteúdo principal

25 de abril

 No âmbito dos 50 anos do 25 de abril de 1974, o Agrupamento desenvolveu um conjunto de iniciativas. Na escola Básica D. Manuel I, é de destacar a realização de trabalhos dos alunos da disciplina de História e de História e Geografia de Portugal, que se encontram expostos no Bar da escola. Os alunos de Português Língua Não Materna realizaram um cartaz com a palavra “Liberdade”, escrita em diversas línguas.

Numa articulação entre o Clube Europeu, Educação Visual e Tecnológica, Biblioteca Escolar e História, foram elaborados cravos em papel, pelos alunos, que decoraram a escola, e uma faixa que se encontra nas grades exteriores da escola.

Na Biblioteca Escolar está patente uma exposição dos livros da censura, bem como de poemas/ canções de abril, cada uma delas com um QRCode que permite o aluno ouvir o poema ou a música no seu telemóvel. Na sala de trabalho, na Biblioteca, encontra-se um mural que espelha o significado da recuperação da liberdade, na Revolução dos Cravos…e o caminho a trilhar, a cada dia, para que os valores humanos se mantenham como inalienáveis.

Finalmente, de assinalar o apontamento musical que ocorreu no dia 24 de abril, no intervalo, onde alunos do 2º ciclo cantaram duas canções de intervenção, e houve a leitura de dois poemas pelas alunas vencedoras do Concurso Leituras em Voz Alta.

Ocorreu também a visualização do Documentário Plano B, promovido pela Comissão de comemorações 25 abril da CM Santarém, com a presença do Dr. José Raimundo, seguido de debate para os alunos dos nonos anos de escolaridade.

No dia 2 de maio os alunos do 2º ciclo terão oportunidade de assistir ao espetáculo “Zeca contado e cantado”, e divulgação de dois livros da editora Canto das Cores, com os poetas e músicos José Fanha e Daniel Completo.

Para que a revolução dos Cravos nunca seja esquecida: 25 de abril, sempre!








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exploração do livro "O Aquário" de João Pedro Mésseder

Atividade da Biblioteca Escolar (BE) do Centro Escolar - Exploração do livro "O Aquário" de João Pedro Mésseder - no âmbito do projecto "Escola a Ler"da BE e integrado na primeira fase do Concurso Nacional de Leitura. Foi lida e explorada esta obra em contexto de sala pela professora Cláudia Gomes da BE em articulação com professora Umbelina Fernandes, titular da turma do 3°e 4° E. Depois foi realizado um guião de leitura escrito. A leitura da obra foi dramatizada com fantoches (peixes e um aquário) e foram selecionados os alunos para a fase municipal.

Letras Capitulares Medievais: uma jornada gráfica pela escrita

 Em ano de Feira Medieval em Alcanede, as turmas de 9ºano, da Escola Básica de Alcanede, na disciplina de Educação Visual, foram “desafiadas” a criar “novas” Letras Capitulares. Letras Capitulares, também conhecidas como iniciais decoradas, apresentam-se como elementos cativantes e de relevo no campo da escrita medieval e tinham como temas favoritos para os grafismos os elementos naturalistas, mas também podiam representar cenas bíblicas, episódios da vida dos Santos ou cenas mitológicas e eram executadas, essencialmente, por monges. Eram letras que apareciam no início de uma obra, de um capítulo ou de um parágrafo, eram de maior dimensão que o restante corpo do texto, destacando a identificação de seções e até as temáticas da escrita. Eram ricamente ornamentadas e adornavam os manuscritos com imagens e detalhes intrincados e cores vibrantes, conferindo, também, uma aura de majestade e espiritualidade aos documentos. São tão bem desenhadas e cheias de detalhes que são verdadeiras o...

Dia Mundial da Alimentação

 A 17 de outubro foi assinalado o Dia Mundial da Alimentação, na Escola Básica de Alcanede, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a promoção de hábitos de alimentação saudável, segundo o padrão alimentar da Dieta Mediterrânica.  Com a colaboração e contributo dos alunos do 6.º e 9.º anos foi construída a Pirâmide da Alimentação Mediterrânica, apresentada no átrio escolar, e umas ementas saudáveis expostas na Biblioteca Escolar.   No intervalo da manhã, foi distribuída fruta, oferecida pelo Intermarché de Alcanede.   No decorrer da semana ainda terá lugar uma palestra de sensibilização para a importância da leitura dos rótulos alimentares e para os distúrbios alimentares, com docentes da Escola Superior de Saúde de Santarém, dinamizada pelo PES.