A exposição/mural coletivo "O Lápis Azul da Liberdade" é uma homenagem aos 50 anos do 25 de abril, enquanto marco na história do país e símbolo da luta pela liberdade, democracia e justiça em Portugal.
O título do projeto/exposição, "O Lápis Azul da Liberdade", evoca a memória do lápis azul, símbolo da censura e da repressão durante os anos de ditadura, mas, neste contexto, o lápis azul (cor azul) assume um novo significado - o poder transformador da liberdade de expressão, da individualidade e da criatividade.
Nas aulas de História e Cidadania e Desenvolvimento, em colaboração com a Biblioteca Escolar, foi feita a contextualização do acontecimento, quer através da explicitação do Portugal do pré e pós Estado Novo, quer pelo papel das músicas de intervenção. Nas aulas de Educação Visual, e fruto da reflexão individual sobre o “25 de abril” e como este influenciou a vida do país e as perspetivas sobre liberdade, igualdade e justiça social, os alunos foram desafiados a realizar, num “quadrado”, uma composição que evocasse o “25 de Abril” e o que tinham aprendido e ouvido… Como regra, havia a “obrigatoriedade” do “quadrado” ser pintado em tons de azul » Lápis Azul da Liberdade e de, em cada um deles, haver um cravo vermelho; a cor e representação do cravo seriam os elementos comuns e aglutinadores de cada quadrado no conjunto do mural.
O resultado é uma coleção diversificada de trabalhos que captam as diferentes facetas dessa celebração e que convida a mergulhar nas narrativas pessoais dos alunos, a refletir sobre o legado do 25 de abril e a celebrar o poder transformador da liberdade e da criatividade.
Esta exposição/mural é mais do que uma celebração dos 50 anos do 25 de abril; é um lembrete sobre o poder da arte, da educação e do papel cívico que cada indivíduo tem na sociedade.
Agradecemos a todos os que contribuíram para esta exposição/mural, esperando que ela inspire a reflexão, o diálogo e a ação em prol de uma sociedade livre e igualitária.
Profs. António Mendes, Paulo Fernandes, Sónia Soares e Ana Guerra/Equipa BE.
Comentários
Enviar um comentário